sexta-feira, 3 de abril de 2009

Biografia

João Mauro Bernardo, 43 anos, nasceu em 09 de setembro de 1965, na cidade de Brazòpolis, Sul de Minas Gerais. Casado com Maria Elizabeti, desde 1998, tem um filho. João Mauro é o segundo dos sete filhos de Vitor Bernardo e de Luzia Peixoto Bernardo. Em 1974 seu pai foi morto e sua mãe criou os sete filhos sozinhos.
Foi alfabetizado na Escola Maria Carneiro Braz (Grupinho). João Mauro começou a trabalhar já aos 10 anos de idade, quando perdeu seu pai. Começou engraxando sapatos, balconista, padeiro e na roça. Freqüentou o lar das crianças e com muita dificuldade e graças a incentivo de sua mãe estudou até a oitava série.
Em 1985, começou a participar da Igreja, através da RCC e ajudou na organização da Pastoral da Juventude, onde foi coordenador por um longo período ou membro da Pastoral da Juventude, catequese e da Pastoral Familiar e membro da Coordenação Arquidiocesana do Movimento de Fé e Política de Pouso Alegre.
Em 1986, foi trabalhar em Itajubá no setor de Planejamento da Fábrica Hora Minas e também se formou em Técnico em Contabilidade.
Em 1991, o Sindicato dos Relojoeiros de Itajubá, fez eleição para escolher uma nova diretoria e João Mauro foi eleito diretor. Com a consciência adquirida na Igreja e na luta sindical filiou-se no partido político.
Em 1992, iniciou sua vida política partidária, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, sendo candidato a vereador e não foi eleito.
João Mauro está na política, porque a vê como uma conseqüência desta caminhada na igreja e como um amadurecimento de sua fé.
A Política para João Mauro é uma vocação e sentindo o chamado ele entrou na Política com objetivo de transformá-la, tirá-la das mãos de poucos e colocá-la a serviço de todos, principalmente os mais necessitados.
Em 1993, formou-se em Bacharel em Ciências Econômicas FACESM (Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas)
Em 1994, Professor de Estatística, História e Contabilidade.
Em 1996, foi candidato a prefeito, com uma votação expressiva de 1663 votos, sendo 21% dos votos válidos.
Membro do Conselho da Criança e do Adolescente.
Em 1997, assumiu a Coordenação Regional (Itajubá e P.Alegre) do PT.
Em 2000, foi candidato a prefeito sendo eleito com uma votação expressiva de 2665 votos, sendo 29,14% dos votos válidos.
Em 2004, foi candidato a reeleição sendo eleito com uma votação expressiva de 3969 votos, sendo 42,3% dos votos válidos, com 50% há mais da primeira eleição.
Em 2005, assumiu a presidência do CISMA (Consorcio Intermunicipal de Saúde de Municípios do Alto Sapucaí)
Em 2001 a 2008, Prefeito do Município de Brazópolis – MG.
2005 a 2008 foi fundador e presidente do CRDRS (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Alto Sapucaí).
Em 2006 e 2007 Concluiu Curso de Especialização em Fé e Política. Pelo CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara), de Brasília e pela PUC-Rio (Centro de Educação a Distância, da Pontifícia Universidade Católica do RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário